PLANO DE MOBILIDADE SERÁ APRESENTADO EM AUDIÊNCIA NA CÂMARA MUNICIPAL

Nesta quarta-feira, dia 28 de setembro, às 15 horas, acontece na Câmara Municipal a 1ª Audiência Pública para apresentação do PlanMob – Plano Municipal de Mobilidade Urbana do Município de São Carlos. A audiência é aberta à população.

O PlanMob está sendo desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas e serão realizadas três Audiências Públicas, conforme o avanço do projeto ao longo dos próximos três meses. Durante esta 1ª Audiência Pública a FGV fará uma apresentação explanando desde os conceitos e metodologia até detalhes da participação social, sobre as principais áreas abordadas e o plano de comunicação, que é parte essencial para manter a população informada do andamento de todo o processo.

O coordenador de projetos da Fundação Getulio Vargas (FGV), professor Manoel de Andrade e Silva Reis, fala da importância do Plano. “O Plano de Mobilidade é o principal instrumento para planejamento das intervenções e investimentos em mobilidade, e sua implementação deve guiar a forma de deslocamento e qualidade de vida das pessoas, garantindo inclusão social, melhorias de acessibilidade e mobilidade no território do município de São Carlos. A elaboração do PlanMob/SC tem por objetivo efetivar os princípios, diretrizes e objetivos da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), sendo eles o desenvolvimento sustentável da cidade, equidade no acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo e o uso do espaço público de circulação”, explica o coordenador de projetos da FGV.

De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Paulo Luciano, o plano possui cinco etapas que incluem o reconhecimento do município; definição de prioridades, objetivos e metas; detalhamento do plano de trabalho; elaboração do plano de mobilidade e aprovação do plano. “Estamos na fase do planejamento detalhado e também já foi realizada a matriz origem e destino de movimentação das pessoas em São Carlos. A matriz foi desenvolvida em duas fases que inclui a matriz origem e destino completa, obtida a partir de dados de celulares das pessoas e a matriz segmentada, separando movimentação por transporte público e por transporte individual”, explica o secretário.

Paulo Luciano ressaltou que o prazo estipulado pelo Governo Federal para finalização do Plano é abril de 2023. “São Carlos está dentro do prazo para que tenha a compreensão da sua realidade e as necessidades desta área”.

Para acompanhar a elaboração do plano basta a acessar o site http://mobilidadeurbana.saocarlos.sp.gov.br/