Metodologia

A elaboração do PlanMob/SC utilizará a metodologia desenvolvida pela Fundação Getulio Vargas que tem como objetivo traçar um panorama completo de todas as atividades envolvidas no processo de desenvolvimento do Plano de Mobilidade e organizar as ações conforme as demandas e potencialidades do Município. Todo o processo de construção do Plano de Mobilidade será amplamente divulgado, a fim de garantir o diálogo com os diferentes atores envolvidos e o engajamento da sociedade nos eventos e nas ações programadas, sendo importante a participação social em diversas atividades chaves do projeto, incluindo a presença em audiências públicas.
A metodologia está dividida em 5 fases, sendo que cada fase é composta por um conjunto de atividades. Abaixo segue uma breve descrição de cada uma delas:

Reconhecimento do Município

Fase de entendimento sobre a mobilidade urbana e identificação de formadores de opinião e grupo de interesses, considerando visões políticas, econômicas e sociais (Sindicatos, ONGS, Centro de pesquisas, Universidades, entre outras). Além disso, é nesse momento que se define um plano de comunicação visando a transparência e engajamento da população durante todo o processo de desenvolvimento do Plano de Mobilidade.

Definição de prioridades, objetivos e metas

É feito um levantamento de diferentes visões sobre o futuro da cidade e coletado sugestões, percepções sobre a mobilidade urbana, através de entrevistas com os principais formadores de opinião do Município e grupo de interesses. Os resultados servirão de base para a elaboração das prioridades, objetivos e metas que nortearão o Plano de Mobilidade Urbana de São Carlos.

Detalhamento do Plano de Trabalho

Elaboração do plano de trabalho com as principais etapas e atividades e a indicação dos tempos necessários para a realização de cada uma delas, de acordo com as prioridades, objetivos e metas definidas na fase 2.

Elaboração do Plano de Mobilidade

Essa fase se inicia com estudos para entender o cenário atual da mobilidade da cidade, através de dados, pesquisas sobre vários temas relacionados à mobilidade. Concluído os estudos é preciso definir e avaliar diferentes cenários que representem as possibilidades de evolução da mobilidade urbana. Feito isso, começa a formulação e avaliação de propostas com um conjunto de medidas para alcançar os objetivos, as metas e as prioridades com indicadores de desempenho para demonstrar a viabilidade econômica e política das propostas. Esse conjunto de propostas serão consolidados em um projeto de Lei.

Aprovação do Plano de Mobilidade Urbana

Validação da versão final do Plano de Mobilidade Urbana por todas as partes interessadas no projeto.

Prefeitura de São Carlos - R. Episcopal, 1575 - Centro, São Carlos - SP, 13560-570 / Telefone: (16) 3362-100 | www.saocarlos.sp.gov.br